segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Para os alunos e encarregados de educação


Em cada ano letivo que inicia renovam-se as escolas com novos alunos que vêm começar seus percursos educativos prosseguindo a fase das aprendizagens mais decisivas para o futuro.


De uma maneira geral, é esperado que a escola ensine a ler, a escrever e a contar, mas a par destes ensinamentos, que a escola básica garante, e igualmente decisivo para cada criança, é a educação que adquire durante este percurso da escolaridade em que vigora um compromisso assumido entre a escola e a família.


No ano de 2011/2012 a escola EB1 de Torreira – Fregim (Amarante) recebeu novos alunos transitados do Jardim-de-infância adjacente de entre os quais foi constituída a turma 1/2B com 10 rapazes e 5 raparigas.
Para esse novo grupo de 15 crianças é criado este espaço comunicacional onde serão registadas algumas das mais significativas atividades, práticas pedagógicas e aprendizagens efetuadas dentro e fora da sala de aula.
É esperado, assim, que este blog venha a ser um webfólio, ou portefólio digital, da turma e dos alunos que a integram, na medida em que a sua história escolar aqui fique registada desde o início deste ano letivo. Do mesmo modo, os encarregados de educação ficarão com informação privilegiada do processo educativo e com a possibilidade de acompanharem de muito perto os temas, os conteúdos e os resultados alcançados pelos seus educandos.
A vida escolar é importantíssima na formação das crianças, mas não é tudo no seu processo de educação. A família, sobretudo, pais, irmãos e avós, têm um papel fundamental e insubstituível na estabilidade e no equilíbrio emocional dos alunos, condições necessárias no seu desenvolvimento socio-afetivo que nenhum professor nem a escola podem desempenhar fora das inerentes práticas pedagógicas.

2 comentários: