sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Atividade de articulação e partilha

Na quarta-feira (28/09) a turma (1-2B) da escola EB1 da Torreira recebeu os alunos da sala 3 do jardim-de-infância, numa iniciativa pedagógica que cabe na missão de favorecer a criação de contextos propícios à articulação entre os dois ciclos de ensino.
Acompanhados pela educadora e auxiliares os alunos do pré-escolar vieram à sala do primeiro ano do 1.º Ciclo apresentar a declamação de um pequeno poema sobre o outono. No final, num gesto de amizade e de partilha deixaram um saco com rebuçados para serem distribuídos por todos os alunos.
Esta situação, posteriormente, foi aproveitada na Área de Matemática para colocar a questão de quantos rebuçados deveria ter o saco para que não sobrasse nenhum. A resposta pelos alunos foi unânime: uma vez que há 15 alunos, deveria ter 15 rebuçados. Após a distribuição havia sobrado 6. E, agora, quantos rebuçados havia então no saco? Prontamente, o Gonçalo daria a resposta certa: 21.
A realização desta atividade tendo por objetivo pedagógico facilitar a integração dos ex-alunos da educadora acabados de ingressar na escolaridade básica com os que no jardim de infância se preparam para efetuar o mesmo percurso, permitiu promover a prática de boas atitudes que prosseguiram na resolução de um problema de matemática.

Sem comentários:

Enviar um comentário