sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

1.ª Semana do 2.º Período

1º dia
A primeira semana de aulas do 2.º período iniciou no dia 3 de janeiro, terça-feira. Os alunos regressaram à escola cheios de entusiasmo, a falar 'pelos cotovelos', cheios de novidades para contar.
O início da aula foi destinado a cada um contar à turma como tinha passado o seu Natal, fazendo referência às prendas recebidas. De seguida, ilustraram uma folha do caderno para iniciarem os registos do 2.º Período. Da parte de tarde foi feita uma revisão ao que tinham aprendido, para verificar se as férias tinham contribuído para algum esquecimento.
Este primeiro dia deu para constatar que os alunos estão mais autónomos e com um comportamento, dentro da sala de aula, mais ajustado.

2.º dia
Na quarta-feira, dia 4 de janeiro, a aula iniciou com a aprendizagem da letra « r/R ».
Foi utilizada a metodologia já usada nas letras anteriores e que os alunos conhecem bem. Começaram por ouvir a história “O ratinho perde a namorada”, através da qual os alunos identificaram muitas palavras com o som « r ». Com recurso ao manual interativo, ouviram a canção que apresenta a letra e visualizaram como se escreve o « r/R » tanto em letra minúscula como Maiúscula. De seguida, foram feitos vários exercícios de identificação do som desta letra em palavras conhecidas,  e todos os alunos disseram uma palavra onde entra este som – consciência fonológica. Antes de começarem a escrever novas palavras e para exercitarem a grafia da letra, todos foram ao quadro preto escrever a letra na versão minúscula e Maiúscula.
Porque na turma há alunos muito observadores, atentos e curiosos, e porque no quadro estava escrita a data com palavras onde o « r » tem sons diferentes – janeiro e torreira –,  mesmo sem fazer parte do plano de aula, todos aprenderam que quando o « r » está entre vogais, o som é mais fraco.
Nem sempre o que nos parece difícil para os alunos, o é efetivamente.


Neste dia, também teve início a distribuição de uma peça de fruta aos alunos, no intervalo da tarde. A partir de hoje (04/01), com a chegada das primeiras peças de fruta, maçãs e peras, os alunos beneficiam da aplicação do Regime de Fruta Escolar instituído pela União Europeia (RFE). Semanalmente, às terças e quintas-feiras será oferecido este suplemento alimentar a todos os alunos, à hora do lanche.











Da parte da tarde receberam a resposta da carta endereçada ao Pai Natal, em envelope individual com o nome de cada um. No interior vinha um livro para pintar.


3.º dia













Na quinta-feira, retomou-se o projeto “conhecer as árvores da envolvente da escola” tendo os alunos do 1/2B em conjunto com os alunos do 1.º A feito uma saída ao recinto exterior da escola onde observaram cuidadosamente todas as árvores existentes, contaram-nas e escolheram uma para estudar ao longo deste período. Começaram por desenhar a árvore escolhida – um carvalho.
Da parte da tarde, as duas turmas em conjunto visualizaram a história “João e o Arco-Íris.
Em matemática aprenderam o número 10 e um novo conceito: a dezena.
4.º dia
Na sexta-feira, dias de reis, os alunos estiveram todo o dia com as suas coroas na cabeça, construídas nas aulas da professora Cecília. Depois de recordarem a história dos três Reis Magos, representaram um pequeno sketch alusivo a esta temática. 

3 comentários:

  1. Ler, escrever…


    As letras corriam a galope pelo quadro…
    Maiúsculas, minúsculas
    E um ratinho que tinha perdido a namorada
    Trazia o sonho e a vida…
    E a aula acontecia…

    Janeiro, Torreira
    Os rr atropelavam as letras…
    Vogais e consoantes
    Corriam alegremente…
    4 de janeiro de 2012 nascia…

    Parabéns, professora Flora Queirós!

    Professora Manuela Matos

    ResponderEliminar
  2. Olá Flora!
    Espero que tenhas um Excelente 2012.
    Muito bonito o teu novo blog, parabéns!
    Vou ser visita assídua deste cantinho.
    Beijo
    Georgina Pinto

    ResponderEliminar
  3. É um privilégio poder ter a oportunidade de acompanhar todo o percurso da turma.
    Nas fotos, a sua curiosidade e satisfação são visíveis, sendo, na minha opinião, os ingredientes fundamentais para o sucesso escolar.
    Parabéns pelo trabalho notável que está a ser desenvolvido.
    Isabel Ribeiro

    ResponderEliminar