domingo, 29 de janeiro de 2012

A mãe veio à escola

 

O início da semana de 23 a 27 de janeiro começou por registar a ausência forçada de cinco alunos, motivada pela gripe, situação que também afetou a própria professora. No entanto, as aulas não sofreram interrupção e mesmo a planificação da semana não sofreu qualquer alteração. Os conteúdos planificados foram trabalhados conforme o previsto, prosseguindo as aprendizagens com uma nova letra, « b/B », seguindo a metodologia aplicada no estudo das letras já estudadas.
.
A meio da semana, na quarta-feira (25/01), houve uma nova atividade na turma que constou na primeira ida de uma mãe à sala para ler e ajudar a explorar uma história: ”O macaco e o cágado”.
No âmbito do desenvolvimento e incentivo da leitura, tendo em vista sensibilizar pais e encarregados de educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança, com aquela atividade demos início ao projeto «A Mãe na Escola».
Nessas situações em que a mãe se apresenta no papel da professora, há um brilho muito especial nos olhos dos nossos alunos, e é muito bom para todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem.
Esta iniciativa proporciona a vinda semanal ou quinzenal à turma da mãe de um aluno para ler uma história referenciada no Plano Nacional da Leitura (PNL) e abre espaço para um maior envolvimento das mães e da família no compromisso das aprendizagens dos seus filhos que são os nossos alunos.
Nesta semana foi a mãe do Alexandre a vir à sala de aula ler a história a que o educando assistiu com muita alegria ao protagonismo de sua progenitora.

Sensibilização para a problemática da deficiência
.









Ainda na tarde de quarta-feira as atividades curriculares foram enriquecidas com a presença dos utentes e monitores do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Cercimarante.
Os alunos da turma 1/2B em conjunto com todos os alunos da escola EB1 e pré-escolar da Torreira (Fregim) assistiram a uma representação adaptada da história do «Capuchinho Vermelho».
Esta atividade preencheu a atenção de todos e colheu grande simpatia pela forma alegre e divertida como decorreu.

2 comentários:

  1. Excelente actividade que só pode frutificar em frutos suculentos e bons! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Tenho a experiência de atividades semelhantes a esta em sala de aula, com resultados muito positivos e avaliando diferentes objetivos.
    Espero muito sucesso no despertar do gosto pela leitura.
    Eugénia

    ResponderEliminar