domingo, 12 de fevereiro de 2012

«O segredo do sol e da lua» – Uma história de afetos


A semana de 06 a 10 de fevereiro continuou sem chuvas e a registar temperaturas muito baixas, mas já todos os alunos marcaram presença na sala de aula.
Esta semana, por relação ao que tem acontecido, as aprendizagens deram mais rendimento com o ensinamento de mais duas letras, o « f/F » de Fábio e Flora e o « s/S » de Sónia e Sousa. Os alunos estão familiarizados com a dinâmica implementada na aprendizagem da leitura, por isso foi possível trabalhar na mesma semana com duas letras novas.
A quinta-feira (9/02) foi dia da audição de uma história em conjunto com os alunos da turma A do 1.º ano. O título escolhido é uma história de afetos, “O segredo do sol e da lua”, um livro de Graça Breia e de Manuela Micaelo, com ilustrações de Raquel Pinheiro, e conta a confusão que se gerou na Terra quando a Lua realizou o desejo de se encontrar com o Sol.
Os alunos acompanharam a leitura com muita atenção, e iam podendo perceber como foi complicado o encontro do astro-Rei com o satélite da Terra, ao mesmo tempo que iam exclamando: “Mas que grande confusão!
No final, todos fizeram uma visita virtual aos planetas do sistema solar e participaram na elaboração de um cartaz com as fases da lua.
Ficou o desafio para que todas as noites de céu limpo olhem para a lua e identifiquem em que fase se encontra. No dia seguinte, quase todos souberam dizer que tinham visto a lua cheia. É mais um dado a registar diariamente no quadro e nos cadernos, juntamente com a informação do estado do tempo que faz dia-a-dia.

2 comentários:

  1. Está muito giro! Vou passar a história também aos meus alunos.

    ResponderEliminar
  2. Aprender é tão lindo!
    Com tudo isto é mais fácil aprender e gostar da escola. O primeiro ano traz-nos, diariamente, a verdadeira magia do ensino.
    Cada dia uma descoberta e há tanto para aprender!
    Parabéns
    Professora Eugénia

    ResponderEliminar