domingo, 26 de fevereiro de 2012

"A que sabe a lua", uma história com valores

Esta semana que acabou (de 20 a 24/02) incluiu o carnaval e a tradicional interrupção letiva de três dias. Dispusemos então de dois dias, quinta e sexta-feira, para prosseguir as aprendizagens em curso.
No trabalho diário com os alunos é notória a ansiedade espelhada nos seus rostos e nos seus comportamentos na sala de aula para conhecerem todo o alfabeto.
Recomeçados os trabalhos na quinta-feira, foi a vez de aprenderem a letra « h/H ». Da parte da tarde, em conjunto com os alunos do 1.º A, ouviram e visualizaram, num powerpoint (ppt), a história "A que sabe a lua?".
Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua para lhe conhecer o sabor? Foi precisamente este o desejo dos animais que entram nesta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: “Talvez entre todos consigamos alcançá-la”.
Esta é uma fábula fantástica que relata no comportamento dos animais a importância da entreajuda dos elementos do grupo. Embora seja uma história já conhecida de todos, os alunos ficaram encantados a ouvi-la. E, então, não é que a lua lhes soube precisamente àquilo que eles gostavam mais?...
“A que sabe a Lua?”, obra escrita e ilustrada pelo polaco Michael Grejniec, é um livro especialmente recomendado para os primeiros leitores. Baseia a sua estrutura nas repetições e na acumulação de personagens, um recurso muito frequente na literatura infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário