domingo, 4 de março de 2012

A Matemática com o "Jogo do banqueiro"

A semana que decorreu de 27/02 a 02/03 foi marcada pelo fim do mês de fevereiro e o início do mês de março. Os alunos aprenderam que este ano, por ser um ano bissexto, o mês de fevereiro tem 29 dias.
Na terça e na quinta-feira, foram estudadas as letras: « q/Q » e « x/X », utilizando a metodologia já bem conhecida pelos alunos. Foi com facilidade que escreveram e leram palavras com essas letras. A particularidade da letra « q » andar sempre de mão dada com a letra « u » não os atrapalhou nem um pouco.
Durante esta semana foram também realizadas as fichas de avaliação referentes ao mês de fevereiro.
Na quarta-feira, os alunos aprenderam a jogar o jogo do banqueiro. Trata-se de um jogo pedagógico de apoio à aprendizagem do sistema de numeração decimal, nomeadamente, à substituição de 10 unidades por uma dezena. Este jogo foi realizado com um material multibásico (MAB) e com dois dados. Foram constituídos 3 grupos com 5 alunos em cada grupo, onde, em cada grupo, um aluno fez de banqueiro. Cada aluno jogou os dados e recebeu das mãos do banqueiro as unidades – cubinhos de madeira - equivalentes ao número saído.
Sempre que um aluno obtinha 10 unidades, solicitava ao banqueiro que lhe fossem trocadas por uma dezena – barra de madeira. No final do jogo, cada aluno registou numa grelha o número obtido.

Sem comentários:

Enviar um comentário