sábado, 17 de março de 2012

No Zoo entre a leitura e a escrita

O segundo período do ano letivo de 2011/2012 aproxima-se rapidamente do fim.
Nesta fase do ano já os alunos assimilaram bem todas as letras e o caminho para as aprendizagens da leitura e da escrita continua a bom ritmo. Já foi iniciado o estudo dos “casos de leitura”, nomeadamente do dígrafo (grupo de duas letras que representa um único fonema) « rr » e da letra « r » entre vogais. Os alunos pronunciaram palavras como carro, caro, terra, Torreira, cara… escreveram-nas no caderno diário e com elas construíram diversas frases. Com recurso ao manual, de seguida, fizeram vários exercícios e leram textos. Para trás começa a ser dispensável a necessidade de ir ao quadro exercitar a grafia das letras e de ouvir histórias motivadoras. Agora, já são os próprios alunos a ler os textos. Com a progressão das aprendizagens a metodologia mudou ligeiramente, em relação à que foi utilizada para o estudo das letras.
Durante esta semana (de 09 a 13/03), houve lugar à realização dos testes sumativos, mas para a maioria dos alunos eles foram muito fáceis.

Zoo da Torreira
 



















Na sexta-feira (13/03), depois de reconhecidas as manifestações da vida animal, identificados os animais domésticos e selvagens, reconhecidos os diferentes ambientes onde os animais vivem, na sala de aula foi constituído um "Zoo" conjuntamente com os alunos do 1º A.
Com recurso a cartolinas de cores diferentes, foram definidos três espaços considerados como ‘terra’, ‘ar’ e ‘água’ onde se foram colocando os animais no seu meio. Para a realização desta atividade foi pedida a colaboração dos alunos que trouxeram os animais de entre os seus brinquedos. Houve, ainda, a grande colaboração do João, do 3º D, que emprestou uma caixa cheia de animais. (Obrigada, João!)
À medida que cada aluno escolheu um boneco representativo de determinada espécie teve de o identificar e falar das suas características, testando os conhecimentos adquiridos em aulas anteriores. Seguidamente, o animal escolhido foi colocado no respetivo ambiente do “Zoo”, em espaço correspondente aos meios ‘ar’, ‘terra’ e ‘água’. E, assim, o Zoo foi crescendo…

Neste  exercício também tomaram parte todos alunos do pré-escolar, convidados a participar na atividade como forma de articulação de conteúdos  inter-ciclos.
Entretanto, durante os próximos dias o Zoo fica em exposição, para quem o quiser visitar.

1 comentário:

  1. Professora Flora tive muito gosto em emprestar todos os animais. No meu 1º ano, também os trouxe para a minha sala de aula.
    A minha professora ofereceu-me um sapo com uma cria, mas eu não sei dele.
    O Zoo está fantástico! Parabéns à turma.
    João Pedro 3ºD Torreira

    ResponderEliminar