segunda-feira, 12 de março de 2012

Semana da leitura 2012


A semana que decorreu de 6 a 9 de março foi marcada pela “Semana da Leitura”. 
O plano da semana de aulas contou com muitas histórias, lidas, ouvidas e desenhadas. Os livros e as histórias estiveram permanentemente presentes e as atividades realizadas visaram, sobretudo, desenvolver nos alunos o gosto pelos livros e pela leitura.
A semana começou com a visita dos alunos do pré-escolar do JI da Torreira (Fregim) que nos deliciaram com a leitura do poema “O livro” e da história do  Ouriço cacheiro”, que vinha escrita num livro em três dimensões elaborado por eles mesmos.
Nesta tarde ouviram ainda a narrativa  “A menina e a loba”.










Na terça-feira, da parte da manhã a história escolhida foi “O pato patareco”, lida e dinamizada pelos alunos do 3º D.

Da parte de tarde, de forma a abordar a temática “A diferença”, conjuntamente com os alunos do 1º A, assistiram à história de Luísa Ducla Soares intitulada “O menino de todas as cores”. O texto fala de um menino de nome Miguel que resolve viajar pelo mundo percorrendo os diferentes continentes. Nessa viagem encontra meninos de todas as cores e fica a saber como é bom ser de cada uma das cores.
                                         
Na quarta-feira, a professora Lurdes Sampaio leu a história “A galinha verde”, e o João, aluno da turma, leu a história “A grande aventura no circo”.

 



Na quinta-feira, os alunos assistiram, em conjunto com a turma do 1º A e os alunos do Pré-escolar à história ”O grilo verde”, representada por um elemento da universidade sénior. No Apoio ao Estudo ouviram contar “O flautista de Hamelin”.


Na sexta-feira, vieram à sala três alunos da turma do 4ºG representar um pequeno sketch, “Hoje há palhaço".
Para encerrar a "Semana da Leitura" tivemos a presença de uma encarregada de educação, a mãe do João, que apresentou “Romeu e Julieta” numa versão para crianças. À medida que ia lendo a história, foram projetadas imagens ilustrativas do enredo. Para além da leitura e das imagens, a história foi enriquecida com a voz de uma jovem que, fazendo o papel de Julieta, cantou e encantou os alunos com a entoação da melodia.

A professora Lina, professora do ensino especial, ofereceu a cada um dos alunos  um marcador de livros, assinalando a temática desta semana da leitura do ano 2012. Levou alguns livros da biblioteca da escola à sala e cada um escolheu um livro para ler em casa.











De todas as histórias ouvidas foram feitos registos, quer escritos quer desenhados.
Foram muitas as histórias?
- «Não, não foram!!!!!...»

1 comentário:

  1. Olá a todos,
    Muitos parabéns pelas atividades, foram muito interessantes. Beijinhos e voltarei em breve

    Ana Martins

    ResponderEliminar