domingo, 15 de abril de 2012

Começou o 3.ºperíodo














Concluída a interrupção letiva pela Páscoa (8/04) de 2012, a primeira semana de aulas do 3.º período iniciou na terça-feira dia 10 de abril.
De regresso às aulas, os alunos chegaram à escola cheios de entusiasmo, a falar pelos cotovelos, cheios de novidades para contar, como já tinha acontecido no início do período anterior.
Os primeiros momentos da primeira aula foram inteiramente destinados à participação individual dos alunos, em que cada um contou à turma como tinha sido o dia de Páscoa e o que tinha feito durante as férias, seguindo a elaboração de um desenho com que ilustraram uma folha do caderno que ficará a marcar os registos até ao final do ano letivo.
Da parte de tarde fizemos uma revisão às aprendizagens anteriores, para verificar se as férias tinham resultado nalgum esquecimento e ainda houve tempo para iniciarem o estudo do caso de leitura « ça », « ço » e « çu ».
Durante a semana os alunos aprenderam com facilidade os dígrafos « nh » e « lh », escreveram  muitas palavras e algumas frases, e leram textos do manual.
Uma rotina acordada com os alunos, iniciada neste 3.º período, é o estudo em casa dos textos do manual, para que no dia seguinte, na aula cada um faz a leitura do texto estudado para toda a turma.


A Mariana veio ler à turma











Na quarta-feira (11/04), tivemos na turma a visita da irmã da Bárbara, a Mariana, ex-aluna da EB1 Torreira, que agora é aluna do 6.º ano na sede do Agrupamento. Veio no âmbito do projeto em desenvolvimento na turma: ”A mãe vem à escola”.
A Mariana chegou à hora marcada. Trazia duas histórias para ler, por si escolhidas. À frente da turma, leu as histórias “A bruxa Mimi e o dragão da meia-noite” e “Nestor”, de uma forma fluente e muito expressiva.
Os alunos mantiveram-se sempre atentos às histórias e no final aplaudiram o desempenho da Mariana. Ela mereceu, e até nos surpreendeu no modo como preparou e trouxe a sessão organizada porque, para além da leitura, distribuiu uma ficha de leitura para cada um dos alunos e um desenho com os protagonistas das histórias para os alunos colorirem.
Esta visita da Mariana à escola onde fez as primeiras aprendizagens foi muito enriquecedora e a Mariana está de parabéns pela leitura que fez, pela ideia que teve em substituir a mãe no projeto e pelo cuidado na preparação pedagógica desta atividade.

Painel da primavera



Orientados pela professora Ana Martins, professora do Ensino especial que estava a substituir a professora Cecília, os alunos, na quarta-feira, iniciaram o painel da primavera. A proposta de trabalho era desenharem em papel de cenário o que, na natureza, é caraterístico na estação da primavera. Os alunos referiram: árvores com folhas verdes, joaninhas, borboletas, minhocas, flores, sol e andorinhas.
Com  tintas, uma cenoura, uma batata, uma laranja, uma maçã e folhas secas os alunos fizeram estampagens e deram forma a tudo o que tinham dito. O sol foi feito com as mãos do Gonçalo e do Rui. O painel foi concluído no dia seguinte e ficou muito bonito.

5 comentários:

  1. Isso é que foi uma semana animada!
    Eu cá já não tenho aulas assim :(
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fico muito feliz por saber que a minha querida aluna Mariana conseguiu motivar para a leitura os mais pequeninos...

    prof.Manuela Matos

    ResponderEliminar
  3. Que lindo ficou o painel!
    Parabéns à orientadora e seus colaboradores.
    Prof. Eugénia

    ResponderEliminar
  4. obrigada professora Manuela Matos e professora Flóra QuMariana Ferreira

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente com a Prof. Eugénia... Parabéns lindo trabalho :)

    ResponderEliminar