sexta-feira, 18 de maio de 2012

Árvores em estudo

Conhecer as árvores da envolvente da escola”, inventariar e catalogar as espécies arbóreas existentes, é um projeto pedagógico que neste ano letivo (2011/2012) os professores da EB1 da Torreira estão a desenvolver com as aprendizagens dos alunos.
No âmbito deste projeto, no próximo dia 5 de junho, «Dia Mundial do Ambiente», cada uma das árvores existentes do recinto escolar será identificada por meio da colocação de uma placa com os respetivos nomes, comum e científico.
Este projeto está a ser desenvolvido em conjunto pelas duas turmas do 1.º ano de escolaridade.
Logo em janeiro, os alunos deslocaram-se ao exterior da escola para observarem in loco, com atenção, todas as árvores e escolherem uma para possibilitar a realização de um estudo mais completo. A escolha recaiu num carvalho negral. Começaram por fazer o registo da árvore, em desenho. Estávamos ainda no inverno e o carvalho apresentava-se com poucas folhas, amarelecidas e velhas.
Hoje (18/05), sexta-feira, os alunos voltaram a sair para uma nova observação pormenorizada da árvore escolhida. Fizeram de novo o registo e puderam estabelecer as comparações com os primeiros registos feitos com o primeiro desenho: ”Agora tem muitas folhas e são verdinhas… pois, estamos na primavera”, concluíram.










Calcular o perímetro

Qual é o perímetro do tronco (1 metro acima do solo)?

Para medir o perímetro, foi utilizado um fio. Dois alunos enrolaram-no à volta da árvore, esticaram-no e em seguida mediram-no com uma fita - métrica.
Depois, já em sala de aula, foi elaborado um cartaz representativo do carvalho, onde cada um dos alunos das duas turmas contornou e pintou uma folha, retirada da própria árvore.

Sem comentários:

Enviar um comentário