A iniciação ao estudo do comprimento como grandeza é um dos conteúdos do programa de Matemática do 1.º ano de escolaridade. Para compreensão do processo de medição é essencial que os alunos realizem experiências concretas começando com a utilização de unidades de medida não convencionais, como palmos, pés, passos e objetos. Antes de cada medição é aconselhável que seja feita, pelos alunos, uma estimativa da medida adotada.
Esta semana, para iniciar o conteúdo «Medida – Comprimento», foram escritas no quadro duas questões:
- - quanto mede o quadro, em palmos da professora, e
- - quanto mede o quadro, em palmos do Mário?
Depois de lerem as questões, foram vários os resultados estimados, tendo a maior parte dos alunos dito que em palmos o quadro media mais palmos do Mário, porque "A mão da professora é maior" - disseram de imediato o Gonçalo e a Sónia.
Feita a medição comprovativa em palmos, verificou-se que as estimativas calculadas pelos alunos eram muito aproximadas ao valor encontrado para o comprimento do quadro.
O quadro tem a medida exata do sonho!
ResponderEliminarA mão da professora é do tamanho do mundo!
O céu é o seu limite.
Manuela Matos
Comentário com tanta poesia!
ResponderEliminarParabéns, não só por este, mas por um outro anterior.
Bjs Manelinha
E.T.