sábado, 16 de junho de 2012

Última semana do ano letivo 2011-2012

Com o final da semana de 11 a 15 de junho chega ao fim o ano letivo 2011-2012. Para esta última semana de aulas as atividades programadas foram variadas tendo algumas decorrido fora da sala de aula.

Caminhada no âmbito do PASSE




Durante o ano letivo 2011-2012, os alunos da turma 1.º B, em conjunto com os do 1.º A, participaram nas aprendizagens proporcionadas pelo Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE). Neste âmbito, desenvolveram diversas atividades relacionadas com a aprendizagem de uma alimentação saudável e com a promoção da atividade física, condições promotoras de uma vida mais saudável.
Na terça-feira (12/06), em parceria com as técnicas locais responsáveis pela execução do Programa, os alunos do 1.º B e do 1.º A, realizaram uma caminhada com o objetivo da sensibilização de todos para a prática regular de atividade física.
A caminhada teve lugar na ecopista, em Amarante, num percurso total de 6 Km, feita em passo ligeiro. As condições atmosféricas ajudaram os caminheiros, não choveu e a temperatura estava bastante amena, para a época.
 
Visita de estudo ao Pavilhão da Água e Sealife











Na quarta-feira (13/06), os alunos do 1.º B participaram de uma visita de estudo programada pela escola ao Pavilhão da Água (manhã) e ao Sealife (tarde), na cidade do Porto.
O edifício do pavilhão da água foi projetado de forma a criar a ilusão de que está suspenso sem tocar o chão. No seu interior, uma série de experiências formam um conjunto de jogos de cor, luz e som que produzem efeitos, simulam acontecimentos e explicam fenómenos. Tudo isto através da água, a única fonte de energia das experiências.
Por outro lado, o Sealife dispõe de 31 aquários diferentes onde se recriaram diversos ambientes marinhos com várias espécies aquáticas como o tubarão, o galhufo e o cação, além de estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, camarões e raias, entre muitas outras.
A realização da visita decorreu com muita alegria por parte dos alunos e em alguns os cenários de fundos marinhos despertou grande deslumbramento.
Chegada a hora da refeição, com os alunos fora da escola, o Parque da Cidade foi o local escolhido para retemperar energias num piquenique com todos os alunos da EB1 da Torreira (Fregim).
Antes do regresso à escola, os alunos do 1.º B e 1.º A ainda desfrutaram de uma hora de brincadeiras na praia, mas sempre longe do mar…
Entrega de diplomas

Na quinta-feira (14/06), todos os alunos receberam um diploma simbólico de transição para o 2.º ano de escolaridade. O momento foi vivido por todos com muito entusiasmo e com um misto de nervosismo escusado. Um dos alunos não estava seguro se transitaria de ano e durante a semana ouvia-o com frequência perguntar: Professora, diga lá…eu passo?
A sua dúvida ficaria, no entanto, totalmente esclarecida no momento de receber o diploma.
Os diplomas foram entregues aos alunos das duas turmas do 1.º ano, A e B, pela coordenadora da escola, professora Neide Teixeira.

Encerramento do ano letivo em festa
A sexta-feira (15/06) foi o último dia de aulas deste ano de 2011-2012, e a ocasião foi prevista e assinalada com a realização de uma festa de encerramento das atividades letivas. Os alunos do 1.º B participaram na Festa de Encerramento com 2 canções, sendo uma delas cantada em inglês, atividade preparada pelas professoras das AEC (atividades de enriquecimento curricular), as professoras Susana (Teacher) e Paula.
Depois do almoço, todos os alunos regressaram a casa para as férias do seu primeiro ano de aprendizagens da leitura e da escrita.

3 comentários:

  1. Boas férias e excelentes leituras!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada, Manuela Matos, pela tua companhia ao longo do ano letivo, aqui no blog. Gostei da tua companhia, mesmo virtual. Beijinho para ti.
      Flora Queirós

      Eliminar