domingo, 25 de novembro de 2012

Uma semana de aprendizagens criativas


A 19 de Novembro entrámos na décima semana de aulas (19 a 23/11) do primeiro período letivo do ano 2012/2013.
Diariamente, de acordo com a planificação semanal, os alunos leram, cada vez com mais autonomia, textos e histórias. Preencheram o mapa de uma história para facilitar a identificação das partes principais e a informação mais relevante do seu conteúdo.
Na área da Matemática, os alunos fizeram composição e decomposição de números até 200 (duzentos), realizaram adições e subtrações com recurso a diversas estratégias de cálculo, resolveram um problema por dia e construíram figuras geométricas com o tangran.


Alguns registos

Na segunda-feira, a turma A do 2.º ano da EB 1 da Torreira (Fregim) cantou os parabéns ao Gonçalo que tinha feito anos no sábado (17) anterior e presenteou os seus colegas com um bonito bolo e um saco cheiinho de gomas.
 
 
Na quinta-feira (22), e pela primeira vez, os alunos utilizaram o livro de treino da Matemática – recurso de apoio ao manual. Nele, preencheram as várias retas numéricas escrevendo com marcador e limpando com um algodão ou com um lenço de papel.
 
  
Com quatro triângulos equiláteros, experimentaram a construção de um quadrado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Com recurso ao Tangran elaboraram diversas composições geométricas.

 
 

 
 
 
 
 
 


Por iniciativa própria, a Mariana produziu um texto sobre o inverno e depois passou-o no computador.
 
 
No último tempo de sexta-feira (23), a semana encerrou com o Mário lendo um livro … para todos os colegas.
 

1 comentário:

  1. No dia 17 de novembro o meu colega Gonçalo fez 7 anos. À tarde a mãe do Gonçalo trouxe um bolo com bolicaos à volta do bolo. O bolo estava cheio de gomas.
    Era muito bom.

    Mariana Fernandes

    ResponderEliminar