domingo, 2 de dezembro de 2012

Objetos luminosos e iluminados


O programa do 2.º ano de escolaridade, no âmbito da Área de Estudo do Meio, prevê a realização de experiências com materiais e objetos de uso corrente, para explorar o fenómeno da luz, nomeadamente, a identificação de fontes luminosas.
A luz é um tema familiar e apelativo para as crianças. Foi com entusiasmo que os alunos da turma realizaram uma experiência proposta para responderem à questão problema: 'Será que  conseguimos ver os objetos no escuro?'
Depois de fazerem a previsão, todos experimentaram espreitar pelo orifício das 3 caixas preparadas para a experiência ( A- caixa com 1 objeto não iluminado; B- caixa com 1 objeto iluminado; C – caixa com um objeto luminoso).
No final, em conjunto, concluiu-se que: os nossos olhos não emitem luz, por isso, para vermos os objetos é necessário que estes estejam iluminados ou sejam luminosos.



A conclusão da experiência foi registada nos computadores "magalhães".
 

1 comentário:

  1. Gostei muito daquela experiência. Todos os meus colegas trabalharam nos magalhães, mas eu não. Trabalhei no computador da minha professora. Até foi divertido, aquelas experiência.

    Sónia Ferreira

    ResponderEliminar