domingo, 27 de janeiro de 2013

Era para ser… mas não foi



A sexta-feira, último dia da semana letiva, é um dia em que as atividades curriculares na turma são intercaladas com as de Enriquecimento Curricular (AEC’s), o que equivale a dizer que os trabalhos do final da tarde são curriculares.
Ao fim de um dia dentro do espaço da escola, nomeadamente na sala de aula, os alunos acabam por ficar cansados e irrequietos, pouco recetivos a tarefas que exijam mais concentração. Por essa razão, as atividades mais ligeiras e do agrado dos alunos tendem a ser programadas para o último tempo do dia, tais como, por exemplo, ler uma história, fazer jogos no quadro interativo ou desenhar.
Para esta sexta-feira estava programada uma atividade diferente. As duas turmas do 2.º ano iam juntar-se para os alunos assistirem a um filme, e iam ser presenteados com um saco de pipocas confecionadas na escola pela auxiliar de educação, D. Eulália.
Acontece que, durante o almoço desse dia, vários alunos desta turma tiveram mau comportamento na cantina, o que motivou a abordagem ao assunto na sala de aula.
Depois de ouvir pelos próprios o que se tinha passado, entendi que a “sessão de cinema” com pipocas deveria ser cancelada, para os alunos desta turma, e substituída por trabalho nos manuais, o que veio a acontecer.
É verdade que nem todos tiveram comportamentos reprováveis na cantina, e nem todos eram merecedores do “castigo”, mas os que não se portaram mal também ficaram privados do filme e das pipocas motivado pelo comportamento mais reprovável dos seus colegas.
Pagou o justo pelo pecador… e todos entenderam, para que não volte a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário