domingo, 21 de abril de 2013

O metro e o centímetro

“Durante muitos anos, sempre que era necessário medir comprimentos, usavam-se partes do corpo humano tais como a polegada, o pé, o palmo e o passo. Como umas pessoas eram maiores do que as outras, na maioria das vezes as medidas do mesmo objeto variavam”.
“Para que não houvesse diferença ao medir o comprimento de um mesmo objeto, em 1799, foi criada uma unidade padrão, que é universal –O metro(m)”.
Foi com este texto, retirado do manual, que se deu continuidade ao estudo das medidas de comprimento, nomeadamente do metro e centímetro.
Depois de efetuarem, com recurso a réguas graduadas, medições de vários objetos, procedeu-se à medição de cada um dos alunos.
Esta atividade foi realizada inteiramente pelos alunos: dois mediam e cada um que era medido registava, em centímetros, a sua altura numa grelha feita no quadro.
Uma vez que havia registo das alturas dos alunos obtidas no ano anterior, houve uma grande curiosidade em verificar quantos centímetros tinham crescido. Após a análise da tabela com os dados das duas medições, puderam verificar que todos cresceram entre 10 e 15 centímetros.
Na aula de TIC as medidas foram registadas num gráfico de barras.

2 comentários:

  1. ñão é isso q eu queria saber mais obrigada pela informação




    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo comentario informa todas as coisas que pesquisei parabens!

    ResponderEliminar