sexta-feira, 25 de maio de 2012

Atividades consolidam aprendizagens

O ano letivo 2011/2012 aproxima-se rapidamente do seu final.
Durante a semana (21 a 25/05), os conteúdos das disciplinas curriculares programados para o 1.º ano de escolaridade ficaram concluídos.
Nesta primeira fase de aprendizagens tomou lugar preponderante o estudo dos “casos de leitura” que, de agora em diante, importa exercitar tanto quanto possível na leitura como na escrita. Na escola, diariamente, os alunos leem e escrevem frases, individualmente e em pares, cada vez mais elaboradas.
Na quinta-feira (24), houve uma proposta de trabalho destinada a exercitar as capacidades interpretativas dos alunos que consistiu em descrever uma imagem, com orientação, para posteriormente elaborarem um texto. Os alunos gostaram desta atividade e os resultados foram muito positivos revelando-se uma boa estratégia para a sua autonomização na criação individual de textos.

"Mercado" -compra e venda










Para consolidar a aprendizagem do valor do dinheiro, moedas e notas, as duas turmas do 1.º ano, em conjunto, participaram num “mercado” organizado pelas professoras, onde tiveram oportunidade de comprar e vender diversos artigos. Curioso era atender às dúvidas de alguns alunos: “Professora, ficamos, mesmo, com isto para nós?”
A questão tinha um motivo de especial interesse para os rapazes: é que entre os artigos comprados, havia uma bola de futebol.

Teatro no Museu


Na terça-feira (22), a convite da Biblioteca Municipal, os alunos deslocaram-se ao Museu Amadeo de Souza Cardoso, onde assistiram a um pequeno teatro retratando a vida do pintor amarantino, marcante da cultura portuguesa no século XX, que dá nome ao museu.
 
 
Cerejas deliciosas
 
 










A meio da semana a turma foi agradavelmente surpreendida com um saco cheio de cerejas acabadas de apanhar, muito fresquinhas, oferecidas pela mãe do Gonçalo.
Os alunos agradeceram a dádiva, e no intervalo trataram de lhe dar o fim mais útil. Afinal, a cereja é um fruto desta época que faz as delícias dos mais novos.

Sem comentários:

Enviar um comentário