sábado, 2 de junho de 2012

Atividades ao gosto das crianças


Nesta semana (28/05 a 1/06), inesperadamente, a programação calendarizada para a turma teve de ser totalmente alterada. Desde segunda-feira grande parte dos alunos do 1.º B começou a faltar às aulas, retidos em casa com sintomas de varicela, uma doença típica da infância, altamente contagiosa, mas geralmente inofensiva. Diz quem há muitos anos trabalha na escola EB1 da Torreira (Fregim) que não há memória de esta doença ter contaminado tantas crianças ao mesmo tempo.

1 de junho – dia Mundial da Criança

A sexta-feira foi um dia muito especial, tratou-se do «dia Mundial da Criança». O dia foi planeado para proporcionar momentos agradáveis e divertidos nos alunos.
Na turma estiveram presentes apenas 8 alunos. Da parte da manhã, em conjunto com os colegas do 1.º A, assistiram a uma história muito bonita que abordava a metamorfose da borboleta chamada “A primavera da lagarta”.
A história foi preparada pela professora Ana Martins que a leu passando um ppt, com imagens ilustrativas e ainda apresentou um cartaz representativo das três fases da metamorfose da borboleta. No final, os alunos entoaram uma canção sobre o bicho da seda, ensaiada em aulas anteriores.

Ao final da manhã, já com o calor a ‘apertar’, no recinto exterior da escola, os alunos desenharam e pintaram em papel de cenário, de uma forma livre.
Nesse dia, a sobremesa foi um gelado. Hum… que delícia! Era vê-los satisfeitos.

Da parte da tarde, assistiram a uma sessão de magia em conjunto com os alunos do pré-escolar. Pelas caras de espanto com que assistiram, nem foi preciso perguntar se gostaram. Eu a vê-los, com tanta atenção, pensei que poderá ser uma boa estratégia ensinar com alguns truques de magia…
A partir das 15:30H, os alunos de todas as turmas participaram em jogos, no exterior da escola, orientados pelos professores das AECs.

Sem comentários:

Enviar um comentário