domingo, 10 de junho de 2012

Penúltima semana do ano letivo 2011-2012

A semana de 4 a 8 de junho, sendo a penúltima do ano letivo de 2011/2012, com o feriado do «Corpo de Deus» pelo meio, a 7 (quinta-feira), decorreu, já, num  ambiente de final de ano.
O programa está dado, e com os livros adotados quase concluídos, é tempo de consolidar e rever aprendizagens efetuadas, agora de uma forma menos rígida.
Nesta fase, quase todos os alunos já evidenciam alguma autonomia, tanto na área da matemática como do português, que interessa desenvolver e exercitar, pelo que durante a semana houve muitos  momentos de trabalho autónomo em que cada um concluiu tarefas inacabadas nos livros de fichas.


Visita à RESINORTE


Na segunda-feira, antecipando o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, os alunos da turma B do 1.º ano, juntamente com todos os alunos da EB1 da Torreira (Fregim), participaram numa visita de estudo à RESINORTE (estação de triagem) onde se realizam as operações de separação dos resíduos provenientes da recolha seletiva, da recolha porta a porta e dos ecocentros, nomeadamente, papel, cartão e embalagens de plástico e metal, para depois de triados e enfardados serem encaminhados para reciclagem.  
Chegados ao local, em Codeçoso (Celorico de Basto), assistiram à atuação de dois palhaços que, através de uma comunicação divertida, os levou a  recordar e a aprender a reciclar e reutilizar certos materiais.
Depois de uma visita ao local de aterro do lixo que não é reciclado, foi oferecido aos alunos um saco de pipocas acabadas de fazer e um balão verde biodegradável que os alunos largaram todos em simultâneo.
Terminada a visita, o regresso à escola fez-se a tempo de não condicionar o normal funcionamento das aulas da parte da tarde.

1 comentário:

  1. Aprender tem de ser um prazer! Toda esta envolvência lúdica na aprendizagem ao longo deste ano letivo, motivou e motivará todos estes alunos para grandes e novos desafios!
    Estes alunos marcarão a diferença no futuro!
    Com eles, haverá mais cidadania e o mundo será melhor, mais verde e puro!


    Manuela Matos

    ResponderEliminar