segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A Biblioteca na Escola

Este ano letivo, por haver espaço disponível, foi criada uma biblioteca escolar na Escola Básica de Torreira. A sala de aula, onde foi instalada a biblioteca, foi cuidadosamente preparada: pintaram-se as paredes; colocaram-se cortinas nas janelas, devidamente decoradas com motivos escolares; distribuíram-se estantes  com livros e mesas de apoio, por anos de escolaridade; colocou-se um biombo, para as dramatizações e decoraram-se as paredes com quadros pintados pelos alunos. A biblioteca ficou bem organizada e está sempre disponível para os alunos e professores que a queiram frequentar.

A par da habitual  leitura orientada na sala de aula, é indispensável estimular sistematicamente a leitura autónoma, promovendo o contacto direto dos alunos com a maior diversidade possível de obras, para que cada um possa descobrir e aprofundar o seu percurso pessoal de leitura. Por este motivo, para além das leituras feitas na própria biblioteca, os alunos podem,  semanalmente, requisitar livros à sua escolha para levarem para casa.

Os alunos desta turma, com o dinamismo que os caracteriza, gostam de requisitar livros e fazem-no com alguma frequência.  Hoje foi dia de requisição feita por alunos do 3.ºano e uma aluna do 1.ºano que já lê muito bem. 


3 comentários: